Ao fim desse post você terá aprendido muitas informações valiosas sobre o funcionamento dos chips na Europa, e poderá fazer uma escolha confiante e sem erro.
É muita coisa para pensarmos quando vamos fazer uma viagem para Europa. Muita coisa para descobrir, entender e decidir – antes de viajar!
E o chip do celular é um tema que sempre gera muitas dúvidas, porque tem muitas opções de todos os tipos de preço e fica difícil entender as opções, as diferenças e qual escolher para nossa viagem.
Por isso fizemos esse post com o objetivo de te ajudar a entender melhor as opções – e também compartilhar algumas das soluções que usamos quando nós e nossos clientes viajam.
Então bora lá descobrir tudo o que precisa saber para fazer a escolha certa – e não pagar a mais sem saber!
Porque precisamos de um chip
Nós precisamos do chip se quisermos ter acesso a internet o tempo todo, ter internet no nosso celular – assim como temos aqui no Brasil.
Se você não precisa de acesso à internet o tempo todo, então você talvez não precise de um chip. Você pode usar o wi-fi quando estiver no hotel e o wi-fi de algum lugar que estiver comendo ou tomando algo. E assim, vai acessando a internet quando precisar.
Agora, ter 3g – 4g no celular o tempo todo ajuda muito! Ajuda a nos locomover, a nos informar, até a nos comunicar em alguma situação que precisamos.
No nosso ponto de vista ter internet no celular é mais do que um conforto ou luxo, é uma ferramenta imprescindível que vai trazer conforto e qualidade para o dia a dia na viagem. E se você gosta de postar para compartilhar onde está, você precisa de um chip – e com um com muitos gigas.
Somente gostaríamos de compartilhar que o chip de celular não é a única forma de ter internet no celular.
Vamos falar mais nos tópicos abaixo.
O que acontece com meu celular quando viajo para fora do Brasil
Essa viagem para Europa vai ser sua primeira viagem internacional? Ou você já viajou para fora do Brasil antes?
Mesmo quando a gente viaja para nossos vizinhos Argentina, Paraguai, Chile… mesmo aqui do lado, assim que saímos do Brasil nosso celular para de receber sinal da nossa operadora. Na realidade mesmo até em vários lugares do Brasil pode ser que o nosso celular fique sem sinal né rsrsrs
Mas falando da viagem internacional temos que ter em mente isso: nosso celular não recebe sinal fora do Brasil. As torres da Vivo, Claro e Tim funcionam no Brasil. Lá fora os países tem outras operadoras, assim como aqui temos nossas operadoras.
Quando você estiver na Europa se alguém tentar ligar no seu celular (direto no seu número não no seu whatsapp) vai cair direto na caixa postal – como se estivesse com o celular desligado. E mesmo ele estando ligado.
A única forma de você ter seu telefone recebendo – e fazendo ligações normalemente quando estiver fora do Brasil – é através do roaming internacional. Nós vamos falar sobre ele no próximo tópico. E com o chip ou no wi-fi você pode receber e fazer ligações pelo whatsapp, por exemplo.
Lembrando do tópico acima: a gente compra o chip porque é através do chip que vamos ter acesso a internet o tempo todo. Quando você comprar um chip Europeu ele vai vir com um número local. Então se você for para a França e comprar um chip da França, ele virá com um número de celular da França.
É igual no Brasil: se você comprar um chip de celular aqui ou ele já vai vir com um número ou você vai ter que transferir um número existente para usar o chip. E através desse chip você vai ter um pacote de dados para usar o 4g.
Roaming internacional: o que é e como funciona
Roaming internacional é um nome que pode assustar um pouco: em tradução livre do inglês significa algo como “se movimentar por aí”.
O roaming é um serviço oferecido pelas operadoras nacionais Vivo, Claro e Tim, em planos específicos. E o que ele faz é possibilitar que você usa o seu próprio número, faça e receba ligações e tenha acesso normal a internet – sem a necessidade de ter um outro chip.
Para saber mais detalhes sobre os planos e preços, pode consultar o site da sua operadora ou ligar no atendimento.
⚠️ Atenção aos planos pré-pago que cobram por mês e tem fidelidade de 1 ano – não achamos que vale a pena
⚠️ Atenção aos planos pré-pago que cobram por mês e tem fidelidade de 1 ano – não achamos que vale a pena
⚠️ Atenção aos planos pré-pago que cobram por mês e tem fidelidade de 1 ano – não achamos que vale a pena
Vou usar a Vivo como exemplo, pois podemos falar com mais propriedade sobre o serviço da vivo: usamos o roaming da Vivo nas duas últimas viagens internacionais que fizemos.
A Vivo não tem torre de celular fora do Brasil, por isso quando saio do Brasil meu celular para de receber sinal. E o que a vivo faz: ela faz acordos com as operadoras locais de cada país meio que para “emprestar” o sinal da Torre daquela operadora.
Então quando você chegar no seu destino – Paris por exemplo – o seu celular vai receber o sinal da operadora local e seu celular vai funcionar como no Brasil, fazendo e recebendo ligações e com acesso à internet 3g – 4g – 5g. Essa modalidade é bem prática e confortável, você ativa ainda no Brasil e quando chegar lá seu celular está funcionando normalmente.
⚠️ O que achamos o mais importante no momento de contratar o roaming é: tente contratar pacotes de gigas fechados tipo 5gb, 10gb… algumas operadoras oferecem pacotes onde cobram proporcional pelo uso, e isso pode ficar bem caro.
Para contratar é direto com a sua operadora, normalmente conseguindo contratar direto pelo site. Mas não esqueça de tirar todas a dúvidas sobre o que está contratando.
Como comprar o chip
Mais um tópico que geram muitas dúvidas: como comprar o chip?
Vamos pensar como fazemos aqui no Brasil: se precisarmos comprar um chip, onde nós podemos comprar? Normalmente vamos na loja própria da nossa operadora ou em algum revendedor.
Na Europa vai ser bem parecido: você pode ir em uma loja de alguma operadora ou comprar em um revendedor. Vai pagar pelo chip e pelo pacote de dados que comprar. Quando vamos como turistas sempre vamos comprar chips com planos pré-pagos.
E assim como aqui no Brasil você vai poder escolher entre planos diferentes e comprar um pacote de dados. A principal diferença é que quando for comprar o chip vai ter que escolher a quantidade de dias para usar aquele pacote que está contratando. As opções mais comuns são pacotes de 5 dias, 10 dias, 15 dias e 30 dias.
Uma alternativa – que é na realidade a primeira opção dos viajantes brasileiros – é comprar o chip ainda no Brasil. Hoje vários “sites” oferecem a venda do chip, o que pode facilitar bastante sua vida! É possível comprar chip de celular para Europa até no Mercado Livre.
E uma informação muito importante para saberem: o chip que a gente compra aqui no Brasil é o mesmo chip que a gente vai comprar direto na Europa. Exatamente o mesmo. Comprar o chip aqui é uma facilidade que essas empresas que revendem aqui no Brasil possibilitam: elas compram o chip na Europa e trazem para o Brasil. Assim você não precisa procurar uma loja para comprar quando chegar lá.
🚩 E é importante também saber que: mesmo o chip comprado no Brasil, ele só poderá ser ativado quando você chegar na Europa. Ele não funciona no Brasil.
E um último detalhe que é importantíssimo você saber também: é que você paga em média 2x mais pelo chip se comprar aqui no Brasil. Comprando lá é bem mais barato – porque a partir do momento que um revendedor tem que importar da Europa, tem bastante imposto e custo de logística para trazer o chip para o Brasil.
O ponto negativo de comprar direto lá na Europa é ter esse inconveniente de procurar uma loja e correr o risco de não conseguir comprar assim que chegar e passar algum perrengue por falta de internet. Normalmente já tem lojas no próprio Aeroporto por onde chegar – se for Aeroporto grande. No geral, não é difícil de encontrar lojas, e mesmo que fique insegura por conta da língua os vendedores estão acostumados a atender os turistas.
Onde comprar o chip
Vamos deixar aqui os lugares onde consegue comprar seu chip para Europa.
Se quiser comprar ainda no Brasil
⚠️ Importante: o processo de envio do chip para seu local de entrega no Brasil demora alguns dias – se programe com bastante antecedência para fazer essa compra
Nosso site preferido
Viaje Conectado – clique aqui para acessar o site
Eles fazem parte de uma grande e estável operadora de turismo no Brasil. O atendimento deles é diferenciado, o suporte é ótimo e pode rolar algum cupom de desconto no site. Compra fácil e segura – e eles podem parcelar a compra!
America Chip – clique aqui para ir ao site
Gostamos também da America Chip, bom suporte e atendimento e bons preços. Eles também podem parcelar a compra do chip!
Comprando direto na Europa
Dependendo dos países que você for, pode ser que tenham operadoras diferentes – e que você tenha que comprar mais de um chip. Mas vamos deixar como indicação a maior operadora, presente em vários países Europeus: a Orange.
Ela é bem grande e tem sites diferentes em diferentes línguas – e o site tem bastante informação rsrsrs
Mas vamos deixar o site espanhol para você ver.
Mesmo que não encontrar no site mais informações, não se preocupe: é só pesquisar no google onde tem loja da Orange no seu destino e ir na loja comprar.
Chip Virtual (E-Chip) – o que é, como funciona e onde comprar
Uma alternativa que ainda é uma “novidade” – e que nós gostamos muito – é o chip virtual!
Detalhe: E-sim, e-chip e chip virtual são diferentes nomes para “a mesma coisa”.
O principal problema do chip virtual é que não são todos os modelos de celular que tem a tecnologia para poder usar o E-chip, são os modelos mais novos. Então antes de tudo: tem que confirmar se o modelo do seu celular aceita o E-sim. Se aceitar, sucesso para você! O E-sim é muito prático e costuma ser mais barato do que o chip “normal”.
Quando compramos um chip virtual nós recebemos um QR code ou link para ativação. Assim que chegamos na Europa nós ativamos o e-chip. Você pode comprar o E-sim no próprio site do viaje conectado ou em um site que gostamos muito: o Airalo.
Clique aqui para ver o E-sim no site Viaje Conectado (que também tem chip “normal”)
Clique aqui para ver o site da Airalo – exclusivamente E-chips
A Airalo costuma ter os melhores preços. O único ponto de atenção é que é um site de uma empresa de fora do Brasil então o suporte e atendimento pode ser complicado. Já o Viaje conectado todo o suporte é fácil e em português. Quanto ao serviço, nós testamos a Airalo agora em Junho de 2024 na França e gostamos, estamos muito satisfeitas.
Também já usamos o chip da Viaje Conectado muitas vezes, e em todas tivemos ZERO problemas. Nossos clientes também usam e nunca tiveram problemas, 100% de satisfação.
Conclusão
Foi bastante informação a gente sabe. Tentemos ir colocando de uma forma que fosse fazendo sentido a cada novo tópico.
Você agora pode escolher – sem receio – o que fica melhor para você: comprar um chip no Brasil, comprar na Europa, ativar o roaming, comprar um chip virtual… são várias opções, cada uma com um benefício e um preço diferente.
São diversas ferramentas para facilitar a sua viagem! Escolha a melhor para você, conforme sua prioridade!
Esperamos ter ajudado e desejamos que faça um excelente viagem!
Beijos
Thais e Ciba
Deixe um comentário