Santiago: a capital chilena que encanta com sua diversidade de paisagens, climas, sabores.
Uma cidade grande com opções de lazer, entretenimento, natureza, e uma ótima gastronomia.
É um destino eclético que agrada a diversos estilos de viajantes, tanto os mais aventureiros, quanto os mais românticos; os que gostam de pontos turísticos famosos e atrações mais conhecidas, e também os que procuram algo diferente e mais exclusivo.
Se você viaja em família ou com amigos é um ótimo destino.
Se estiver solo é um destino bem legal para conhecer, e se estiver acompanhado de seu amor também, inclusive para lua de mel ou comemorações especais é um ótimo destino.
Se te bateu aquela curiosidade sobre Santiago, quer saber mais sobre o que tem para fazer por lá, se está indo pela primeira vez, quer fazer “de tudo um pouco” e tem menos de uma semana na capital Chilena, hoje vou sugerir um roteiro de 5 dias em Santiago.
Atenção: é muito importante que você saiba que essa é uma sugestão feita com base em um roteiro eclético, que “aproveite de tudo um pouco” do que Santiago tem a oferecer.
Quanto mais tempo você ficar na cidade, mais coisas interessantes você consegue fazer.
Tanto na cidade, quanto em cidades vizinhas, tem muitas que são legais para bate e volta, e algumas para bate e fica (1 noite pernoitando ao menos).
Observação adicional: não estou considerando temporada de neve que é diferente e tem suas atrações específicas.
Hoje, meu objetivo é te ajudar com um roteiro de lugares, atrações e passeios, facilitar seu planejamento da viagem com um roteiro do que fazer em Santiago em uma viagem de 5 dias.
Vou dividir por dias, mas não necessariamente precisa ser nessa ordem, exceto o primeiro dia, e você já vai entender o motivo. Olha só um resumo da programação:
Dia 1: Sky Costanera e Costanera center
Normalmente chegamos cansados em um destino internacional, porque ficamos horas em trajeto da nossa casa até chegar no hotel em Santiago.
Horas no avião, filas em aeroporto, os trajetos entre hospedagem x aeroporto.. e por aí vai.
Por isso, o primeiro dia da viagem eu recomendo deixar uma programação leve, não gosto de colocar nenhuma atração imperdível que eu não possa fazer em outro momento.
Além de cansativo, imprevistos podem acontecer como atrasar o voo, por exemplo, e você deixar de ir em um dos lugares que mais queria na viagem.
Então minha sugestão para o primeiro dia é ir ao Sky Costanera no fim da tarde, ver um pôr do sol lindo no topo do maior edifício da América Latina.
Você pode comprar o ingresso na hora, não costuma ter muita fila. Para mais informações sobre os ingressos, horários, preços, veja aqui no site oficial.
O Sky Costanera fica localizado no Costanera Center, um shopping center assim como os do Brasil, com diversas lojas, restaurantes e facilidades.
O Costanera Center é um shopping center grande, veja aqui as lojas, restaurantes e mais informações no site oficial.
Importante sobre o Costanera Center: eles possuem cupons de descontos exclusivos para turistas, é só se inscrever no aqui no site oficial. Veja aqui os cupons de desconto disponíveis.
Para os conectados: Se você for comprar um chip em Santiago, já pode aproveitar e comprar no Costanera, assim você já fica com internet para a viagem.
Veja mais informações aqui sobre chip de celular no Chile.
Dia 2: Principais pontos turísticos de Santiago
Dia de bater perna.
Sabe aqueles dias da viagem que andamos muito?? Então prepara um sapato confortável que esse é um dos dias que você mais vai andar na sua viagem, rs.
Sugiro começar com um dos pontos turísticos mais famosos de Santiago: o Cerro Santa Lucía a tradição aqui é jogar uma moeda fazer um pedido na fonte, na Terraza Neptuno.
O acesso é gratuito e você pode subir as escadarias até Torre Mirador, o visual da cidade é lindo.
Ali próximo, no Palacio de La Moneda (sede do Governo Chileno) acontece uma das tradições chilenas: a cerimônia da Troca de Guarda no Palacio de la Moneda, ocorre a cada dois dias, intercalando dia sim, dia não.
Veja o calendário nesse post.
No Palacio de La Moneda é possível fazer uma visita guiada gratuita, basta você agendar.
Devido ao covid não estão ocorrendo as visitas, mas quando tudo se estabilizar, o site oficial de agendamento é este aqui.
Aconselho a visita guiada na primeira visita ao Chile para quem tiver mais dias, ou tiver mais interesse em história e cultura. Tem muita coisa para conhecer em Santiago então não tem jeito, é preciso abrir mão de algumas coisas.
Essa região do centro histórico de Santiago tem alguns outros pontos turísticos famosos como: Teatro Municipal de Santiago, Iglesia de las Agustinas, Plaza de Las Armas e a Catedral Metropolitana de Santiago.
Fica tudo pertinho, então da pra ir fazendo o trajeto a pé e ir conhecendo os pontos turísticos, e para fechar com chave de ouro, o famoso Mercado Central, o “Mercadão” de Santiago.
Em meio período é possível conhecer essa região do centro de Santiago, aos apreciadores de artes a dica é dar uma esticadinha até o Museu Nacional de Belas Artes de Santiago, fica nessa região.
Você pode fazer um city tour com um guia local para conhecer mais sobre a história e cultura chilena. Pode fazer com uma agência ou um free waking tour.
Na parte da tarde, a sugestão é conhecer o Parque Metropolitano, onde está localizado o teleférico de Santiago.
Tem diversas atrações no parque, localizado no Cerro San Cristóbal, além da aventura de andar de teleférico e de funicular, áreas para piquenique, trilhas, além de mirantes com uma vista maravilhosa da cidade e da Cordilheira dos Andes.
Dica gastronômica: Perto dessa região entre o centro e a entrada do Parque Metropolitano está localizado o Patio Bellavista, com diversas lojinhas e restaurantes de excelente gastronomia como o Galindo, Como Agua para Chocolate, entre outros. Veja a lista completa dos restaurantes aqui.
Dia 3: Embalse El Yeso, Cajon Del Maipo
Dia de conhecer um lugar lindo, um vale com um rio que vai passando no meio daquelas montanhas que parecem desenhadas, parece cena de filme de tão lindo que é a região de Cajon Del Maipo.
A cidadezinha é uma graça, e a melhor parte do passeio é quando chega ao Embalse El Yeso, uma represa maravilhosa com a água azul turquesa, os tons vão variando de acordo com a época do ano, e o ano todo é lindo!
100% das pessoas que eu conheço e que fizeram esse passeio se encantaram.
É um lugar muito agradável e com uma paisagem bem bonita.
Essa represa, o Embalse El Yeso abastece grande parte da população de Santiago, e uma parte tem acesso para conhecer e fazer turismo.
Atenção: esse é um passeio que aconselhamos ir com agência, pois a região tem muitos pedregulhos e o sinal de celular é bem ruim. Um lugar que tem grande chance de passar perrengue indo por conta própria.
O melhor desse passeio é tomar uma taça de vinho com esse visual maravilhoso!
Muitas agências fazem um piquenique, no que se chama de “prainha” do Embalse.
Dia 4: Vina Del Mar & Valparaíso
A cidade de Valparaíso é a cidade litorânea mais próxima de Santiago, e sua vizinha Vina Del Mar estão entre os bate-voltas mais procurados pelos viajantes.
A colorida cidade de Valparaíso foi declarada Patrimônio Cultural da Humanidade pela UNESCO em 2003, muito famosa pelos elevadores funiculares em seus morros.
Seus grafites e escadarias também são muito famosos.
Algumas ruas e ladeiras que andei pela cidade me senti em um museu a céu aberto.
O famoso poeta chileno Pablo Neruda morou em Valparaíso, e sua casa hoje se transformou em na casa museu La Sebastiana, veja as informações para visita no site oficial.
Viña Del Mar, a cidade vizinha é bem diferente.
Com um clima mais litorâneo e com paisagens diferentes, você pode aproveitar para andar pelo calçadão, curtir a praia, ou ver uma das estátuas trazidas da Ilha de Páscoa da cultura Rapa Nui, que fica em frente ao Museu Fonck.
Outra atração famosa em Viña Del Mar é o Relógio de Flores, esse acima na foto, que é um dos símbolos da cidade jardim, como também é conhecida.
Viña Del Mar & Valparaíso passeio com agência ou por conta própria?
Claro que tudo depende das suas preferências, do seu estilo como viajante: se prefere utilizar agências normalmente para passeios de bate e volta ou se prefere se virar por conta própria e se aventurar.
Mas uma dica que eu posso te dar é que pelo fato de ser um destino com um pouco pouco mais de 2 horas de distância de Santiago, o passeio com agências muitas vezes acaba sendo corrido e dá uma pincelada nos lugares, precisaria de mais tempo para aproveitar mais, porém em grupo é difícil.
Ir por conta própria tem esse lado positivo da liberdade, e se você for se aventurar dessa forma meu conselho de amiga é que você planeje o seu dia.
Saiba quais lugares visitar e como. Porque são muitas atrações e essa é uma ótima forma de otimizar seu tempo durante a viagem.
Os rapazes do Viagem Cinematográfica reuniram bastante informação legal nesse post aqui, e que vão facilitar sua visita a essas cidades tão charmosas.
Dia 5: Vinícola + extra: Templo Baha’í
Parada obrigatória ao visitar o Chile é visitar uma vinícola, não é mesmo?
Para os amantes de vinho é um prato cheio. Além de poder degustar pela cidade, visitar o processo e conhecer melhor da produção é uma experiência única.
A mais conhecida é a Conha Y Toro, sem dúvidas.
E um ponto turístico imperdível para os viajantes que gostam de conhecer os pontos turísticos famosos.
É um passeio de meio período, e para degustação é recomendado agendar horário.
Eles oferecem um serviço de traslado veja mais infos aqui no site oficial.
Mas a minha dica de hoje, se você quiser conhecer “de tudo um pouco” em Santiago, e ainda quiser sair um pouco da rota tradicional é fazer um passeio para a Vinícola Cousiño Macul, ou para Aquitania.
A Vinícola Aquitania eu sugiro para quem prefere uma experiência mais intimista, e conhecer mais profundamente do processo de fabricação dos vinhos.
A mesma pessoa que participa diretamente da produção dos vinhos, faz esse tour de degustação, é uma experiência muito enriquecedora. Mais infos no site oficial.
A Cousiño Macul é uma vinícola mais moderna, maior do que a Aquitania, oferece algumas experiências diferentes, como o Tour Jardín de Macul, que é um tour de bicicleta pelos vinhedos, jardins e bodegas.
Veja mais sobre essa e outras experiências aqui no site oficial.
Se ficar difícil de escolher faça como eu e vá nas duas, rs. Uma fica bem próxima da outra, de Uber é bem rapidinho.
Para chegar até essas vinícolas você pode ir de Uber ou de transporte público.
Passeios com agências é mais difícil encontrar, algumas agências como a Nosso Chile tem saída com uma quantidade mínima de pessoas, veja com eles a disponibilidade ou você pode fazer um tour privativo, nesse caso sugiro a Partner Reps.
Saindo das vinícolas, que tal aproveitar e conhecer o Templo Bahá’í, uma casa de oração que é também um ícone da arquitetura premiado por Innovation in Architecture 2017, pela Instituição Gremial dos Arquitetos Canadenses, a Royal Architectural Institute of Canada (RAIC).
Foi inaugurada em 2016, então ainda é uma atração nova.
Quando fui a Santiago ainda não estava pronta, mas leio muitos relatos e amigos já me disseram que é um lugar de muita beleza, paz e tranquilidade.
Independente de religião, sua localização é perfeita, nos pés dos andes.
A vista é um panorama lindo da cidade de Santiago! Vejo fotos no pôr do sol e é de morrer de tão lindo.
Conclusão
Santiago é um destino que tem muita coisa pra fazer, só de relembrar a viagem e escrever hoje essa sugestão de roteiro já me deu vontade de voltar pra lá.
Com essa sugestão de roteiro você já consegue começar a montar a programação da sua viagem para Santiago, se você colocar tudo em uma tabelinha dividindo por dia e o que vai fazer é a forma que vejo de ficar mais fácil ainda.
Com essas infos iniciais vai ficar mais fácil para você levantar seu orçamento, definir a forma de transporte e ir dando continuidade aos detalhes do planejamento.
Conta pra mim, você já conhece Santiago? Tem alguma sugestão de lugar imperdível para adicionar na lista?
Até o próximo destino. ♥
Beijos da Thais