Lisboa, a capital de Portugal é conhecida por sua arquitetura, pelas ladeiras, pela gastronomia peculiar e tão saborosa…
A cidade é muito conhecida também pelos miradouros espalhados pela cidade que nos permite ter aquele visual panorâmico explendido.
Miradouros é o mesmo que mirantes, ou observatórios; descrito como “lugar elevado de onde se tem uma vista panorâmica” pelo dicionário português Léxico.
Em Lisboa não é nada difícil de encontrar um miradouro, são dezenas espalhados pela Cidade das sete colinas.
Diz a lenda que a cidade foi fundada como Roma, numa povoação rodeada de sete colinas, e por isso é chamada assim.
E hoje, são desses visuais de tirar o fôlego que vamos falar, com indicação de 5 miradouros para apreciar e admirar a charmosa capital de Portugal.
Lisboa é surpreendente!
Quando fizemos nossa Eurotrip em 2019 o primeiro destino que visitamos foi Lisboa e só de ter passado um dia e meio lá já tinha valido a viagem.
Nós conseguimos nos planejar e escolher bem o que iriamos fazer então esses dois dias renderam demais!
Tudo bem que praticamente não dormimos e quase perdemos o voo, mas no fim deu tudo certo, aproveitamos demais e agora só temos história boa pra contar.
E fotos maravilhosas para recordar nossas aventuras em terras portuguesas.
Lisboa é conhecida também pelos seus elevadores e ascensores que proporcionam vistas belíssimas da cidade! As ladeiras da cidade fazem parte de sua identidade.
Mesmo se você tem pouco tempo para explorar, é possível ir a diferentes miradouros pela proximidade de alguns deles e pela facilidade no transporte em Lisboa.
Escolher somente 5 miradouros para falar parece injusto por tantos lugares que merecem destaque.
No bairro de Alfama por exemplo, se você colocarmos no Google Maps “miradouros Alfama” olha só a quantidade que aparece:
Mas como a vida é feita de escolhas, essa é uma escolha boa que precisamos fazer quando estamos viajando… escolher o que visitar e o que conhecer.
E essa é minha sugestão de miradouros que se você puder incluir na sua viagem, vão te proporcionar um visual incrível com uma experiência única local agregada ao visual.
1 – Castelo de São Jorge
O visual do Castelo de São Jorge não tem o que falar! Pra mim foi o visual mais bonito que eu vi de Lisboa das alturas.
Em 2020 a entrada está no valor de 10 euros; pra consultar as informações de valores e horário de funcionamento do castelo veja aqui no site oficial.
Só pela vista do Castelo a visita já valeria a pena, mas o Castelo de São Jorge oferece muito mais!
Como descreve no próprio site:
É local onde se pode desfrutar do património, ficar a saber um pouco da história de Lisboa na Exposição Permanente, explorar os vestígios do bairro islâmico do século XI no Sítio Arqueológico, descobrir vistas inéditas da cidade na Câmara Escura, passear pelos jardins e miradouro, fazer uma pausa no Café do Castelo, participar em visitas guiadas ou noutras atividades pedagógicas ou, simplesmente, deixar-se encantar com a música, o teatro, a dança e as tertúlias sobre património que vão animando os dias neste notável Monumento de Lisboa.
Quando estou em lugares assim como um Castelo eu me sinto voltando no tempo… gosto de apreciar e conhecer mais sobre a história, como se deu início e como se transformou e o que representa até hoje.
A experiência na Câmara Escura foi muito diferente do que imaginávamos, é possível ver cada cantinho da cidade bem de pertinho com o sistema ótico de lentes e espelhos.
No plano de contingência da Covid a Câmara Escura permanece fechada, mais informações da reabertura acompanhe o site oficial.
2 – Miradouro Santa Luzia
Bem pertinho do Castelo está localizado o Miradouro Santa Luzia, este foi o que eu achei mais charmoso e super característico, pois além da vista, os azulejos, o jardins, as flores a arquitetura…
Esse conjunto torna o mirante ainda mais especial.
E sua história também… os dois painéis de azulejos, um deles representa a Praça do Comércio antes do terramoto e o outro a reconquista do Castelo de São Jorge.
Se quiser conhecer mais sobre a história do miradouro veja aqui no Descubra Lisboa.
3 – Miradouro do Arco da Augusta
Descendo o bairro Alfama chegamos na Praça do Comércio, a praça mais importante de Lisboa que tem vista para o Arco da Augusta, e a Estátua de José I, rei português durante a época do terremoto de Lisboa.
Nessa região também está o Lisboa Story Center, museu sobre a história de Lisboa, e o café-restaurante português Martinho da Arcada, café mais antigo da cidade que se encontra em atividade até hoje.
Fernando Pessoa era um cliente assíduo do Martinho da Arcada, era um local muito famoso e frequentado por importantes políticos, escritores e intelectuais.
Quando eu estive ali nesse centro, na praça do comércio e pude ver tudo isso ao meu redor foi um dos momentos que mais me senti “eu estou em Lisboa”.
Pra fechar com chave de ouro passou um bondinho, o que não é raro de acontecer já que tem linhas que passam ali em frente.
4 – Torre de Belém
A Torre de Belém é um dos maiores ícones de Portugal.
É um Patrimônio Cultural, tombado como Patrimônio da Humanidade pela UNESCO em 1983.
Ver ao vivo um monumento que é um dos símbolos do país é um mix de emoções.
Lembrei das vezes que vi essa imagem e pensei “quando será que vou conhecer Portugal e ver você ao vivo” e aquele dia tão sonhado estava acontecendo.
A sua arquitetura e a vista do rio Tejo tornam a vista desse miradouro mais especial.
Sua construção foi sob orientação de Francisco de Arruda, entre 1514 e 1521. Fico pensando como tudo se transformou nesses 5 séculos que passaram e quantas coisas já aconteceram ali.
No dia que nós fomos tinham vários shows e atrações do Rock in Rio Lisboa.
5 – Experiência Pilar 7
Esse é um dos miradouros mais novos de Lisboa, foi inaugurado em setembro de 2017.
O miradouro é dentro da Ponte de 25 de Abril, uma das mais bonitas do mundo.
A experiência em si é interessantíssima, pois é uma imersão na história da construção da ponte e com acessos a lugares inacessível antes da abertura da atração.
É tudo muito moderno, inclusive com espaço de realidade virtual onde através dos óculos especiais é iniciada uma viagem virtual até o ponto mais alto da ponte.
Infelizmente não consegui colocar na minha programação quando visitei Lisboa, mas fiquei com muita vontade de viver essa experiência quando li o relato da Renata Lima Lobo no Time Out Lisboa.
Conclusão
Lisboa tem as sete Colinas famosas e cada uma delas com um miradouro diferente.
Pela geografia da cidade cheia de ladeiras é possível ter vistas panorâmicas de tirar o fôlego em diversos lugares da cidade.
Veja alguns miradouros que vão estar pelo seu caminho em Lisboa, você pode se surpreender e se encantar com diversos deles.
Agora você já conhece um pouco mais de Lisboa e já sabe alguns miradouros especiais que oferecem uma experiência local e única.
E claro, com visuais maravilhosos!
Tem algum desses que você já viu ao vivo e a cores? Qual deles você mais quer conhecer?
Obrigada por acompanhar até aqui. ♥