“Qual é o melhor momento para garantir a compra da melhor passagem aérea? “
“Com quantos dias de antecedência eu devo comprar minha passagem?”
“Se for viagem nacional devo me programar com qual antecedência? E para viagem internacional?”.
Essas são perguntas que ouvimos com muita frequência dos viajantes: é uma dúvida da grande maioria. Todos querem comprar a melhor passagem, a mais barata.
E quando que é esse momento?
Afinal, qual é o melhor momento para garantir a compra da melhor passagem aérea?
A resposta de um milhão é simples: não há somente uma resposta certa. Não existe um método ou fórmula secreta, no nosso ponto de vista. Bom, não que eu tenha encontrado até hoje pelo menos.
E olha que pesquisar e coletar dados sobre passagens aéreas faz parte do nosso dia a dia.
E uma coisa acho que podemos concordar: o objetivo das cias aéreas, assim como a maior parte das empresas, é o máximo de lucro.
Então acho que eles não vão facilitar para todos comprarem as passagens mais baratas, não é mesmo?
Mas vamos a alguns dados interessantes. De acordo com uma pesquisa da Decolar:
Quando o brasileiro pretende viajar para destinos internacionais, o fechamento da viagem acontece com 72 dias de antecedência, em média. Esse tempo cai para 31 dias quando a viagem é para destinos nacionais.
Comprar a passagem aérea 31 dias antes para viagens nacionais e 72 dias de antecedência para viagens internacionais é o ideal?
Vou começar compartilhando com você que eu já pesquisei muito dados e informações sobre o melhor momento para compra de passagem aérea e novamente, eu monitoro passagens diariamente no meu trabalho.
E tem algumas coisas que eu aprendi nesses últimos anos trabalhando com passagem aérea, que são ótimos motivos para você planejar a compra da sua passagem aérea.
Vou compartilhar hoje alguns com você.
Minha intenção é compartilhar com você alguns estudos, e análises feitas durante o nosso trabalho diário de planejamento de viagens, e te mostrar alguns fatores e motivos para você planejar a compra da sua passagem aérea.
Quero te ajudar a comprar uma passagem que atendam as suas prioridades.
Planejar a compra não é somente emitir a passagem aérea, e sim toda o conjunto de situações que antecedem a compra da passagem aérea.
Como analisar os diversos fatores que vão influenciar diretamente na compra da passagem?
Começamos com a consciência de valores.
1. Consciência de valores: qual é o valor médio do seu destino?
Quando vamos começar a planejar uma viagem, nós fazemos um levantamento inicial dos custos da viagem, até mesmo para sabermos se vai caber no nosso bolso viajar para esse destino nessas férias.
Se você precisa de ajuda para descobrir quanto custa sua viagem veja nesse link abaixo em 6 passos simples como fazer.
Com esse levantamento inicial de valores, você saberá a média dos preços das passagens aéreas, e, também qual será o custo básico diário para que você faça essa viagem.
Alguns sites como o Skyscanner por exemplo, pode ter a informação do preço médio de passagem aérea para um determinado destino, mas não é sempre que já se encontra essa informação pronta.
Caso você não encontre a info pronta, o melhor a se fazer é pesquisar para meses diferentes, dias da semana diferentes algumas passagens, assim você irá ter uma ideia para o seu destino.
Com a consciência da média de valores, diminui as chances de cair em uma pegadinha.
E por falar em pegadinha aqui vai outra dica: se o preço for muito baixo desconfie.
Existem muitos golpes na internet, ou informações escondidas como taxa de embarque que pode não estar incluso no preço final.
Se os preços estiverem muito abaixo da média que você tem visto das passagens, certifique-se se está em um site confiável antes de emitir a passagem.
Se for um site de sua confiança, você pode estar com sorte e ter acabado de abrir um voo com valor promocional.
Nesse caso eu sempre confirmo todas as informações de novo, se estiver tudo certo já emito a passagem para dar o próximo passo no planejamento da viagem.
2. Os alertas de promoções aumentam sua chance de garantir um bom valor
Sabendo quanto custa em média a passagem para o seu destino, quando aparecer algum valor menor do que a média você já poderá garantir uma boa compra.
Para as chances aumentarem de você conseguir um bom valor, é colocando alertas de preços em sites como: Viajanet, Google Flights, Skyscanner, entre outras.
Para adicionar o alerta de preço é bem simples, logo após sua pesquisa, esses sites já te convidam para adicionar um alerta de preço, assim como este abaixo do site da Viajanet.
Ao clicar você vai se conectar com uma conta via email, Google ou Facebook.
Seguindo o próximo passo ele já pega os dados da viagem que você acabou de pesquisar, e ao aceitar para criar o alerta de preços eles te mandam grátis no email se aparecer algum valor menor do que o que você pesquisou.
Você pode criar alertas de preço personalizados, com o valor a data que preferir.
O alerta de preços ajuda na monitoria da passagem, e quando cai o preço eles já mandam e-mail, isso aumenta a chance de você conseguir aproveitar uma boa promoção de passagem aérea.
3 – Com mais opções, pode melhorar as condições
Um grande aliado do consumidor é a concorrência entre as empresas, que para fisgar o consumidor da concorrente oferece melhores condições.
Não é uma regra que se você comprar sua passagem com maior antecedência você irá conseguir uma melhor condição, mas se duas concorrentes estiverem “brigando por você” as chances são maiores.
Por exemplo, a Azul e a Latam facilitaram os pagamentos das passagens aéreas recentemente aumentando o parcelamento para destinos nacionais em até 10x sem juros.
E agora no site da Gol, eles informam que pagando com o cartão MasterdCard pode pagar em até 12x sem juros, sendo que eles também permitiram o pagamento de viagens nacionais em até 5x.
Eles melhoraram a condição de pagamento para voos domésticos, que, até o início de 2020 era permitido o parcelamento em até 4x ou 5x, e agora passou a ser em até 12x.
Pode acontecer também de uma cia aérea oferecer condições melhores para bagagens, uma permite bagagem de mão com 10 kilos, outra com 8 kilos, ou uma bagagem a mais para despachar sem custo adicional.
E por aí vai.
Por isso, observe e compare as diferentes cias aéreas que operam o trecho que você vai voar. Qual delas tem um atendimento melhor? Ou é mais pontual?
4 – Poder questionar: a opção mais barata é a melhor mesmo?
Desde pequena meu pai vivia dizendo “o barato pode sair caro”, é essa também é uma verdade quando estamos falando de compra de passagens aéreas.
Nem sempre a passagem aérea mais barata vai realmente ser a mais econômica ou a melhor.
Eu sei que pode parecer confuso, mas um exemplo disso são as passagens com escalas longas, ou com mais de uma escala.
As vezes uma passagem nessa condição pode ser mais barata do que uma passagem com escala curta, mas nem sempre a economia vale a pena.
Primeiro porque você – fazendo mais escalas ou demorando mais tempo na escala – a tendência é que acabe precisando comer no aeroporto; e comida em aeroporto normalmente é cara.
Assim você poderá calcular se vai valer a pena pagar mais barato por uma passagem que tenha maior escala, as vezes tem opções com uma pequena variação de valores, mas grande mudança de horários e escala.
Somando tudo que você vai investir para fazer essa viagem e dividindo pelos dias você vai ter uma ideia do valor da sua viagem por dia.
Então uma passagem aérea mais cara, pode ainda ser a opção mais econômica quando alisamos todo esse custo extra que pode estar envolvido na compra de uma passagem mais barata.
Esses são pontos a serem levantados e avaliados.
Com essas continhas, você vai poder calcular se uma passagem em promoção com uma condição não muito boa (escala longa ou mais de uma escala) pode valer a pena ou não.
Claro, tudo vai depender também do seu momento.
Em 2014 quando nós fomos para Califórnia só estávamos encontrando voos por R$5.000,00 e depois de meses monitorando a passagem, um dia conseguimos uma promoção de passagem com duas escalas por R$2.500,00.
Era metade do preço, não pensamos duas vezes mesmo com duas escalas. Já compramos pra garantir a promo.
Pra gente valeu super a pena, e a gente só conseguiu fazer essa viagem por conta dessa promoção que conseguimos.
5 – Evitar perrengues “desnecessários”
Monitorar as passagens te permite acompanhar os valores e ir analisando os prós e os contras.
Outro ponto muito importante, é o horário de chegada e saída dos voos.
Chegar ou sair de um destino na madrugada pode gerar um custo muito maior com transporte.
Normalmente o transporte público está fechado na madrugada, assim você só fica com opções privativas de transporte, o que encarece bastante.
Além disso, viajar na madrugada pode atrapalhar a programação de um dia pelo cansaço.
Comprar a passagem aérea com antecedência também te permite planejar os outros itens da viagem e já reservar hospedagem e programar alguns passeios que podem esgotar.
Imagina ir até Paris e não subir na Torre Eiffel? Pois é, isso acontece com muitas pessoas porque os ingressos acabam mesmo.
Então quanto antes você souber a data exata da sua viagem, mais tempo você terá para montar sua programação e verificar o que é recomendado reservar com antecedência.
Extra: Mitos e verdades
Alguém já deve ter te falado: “compra passagem de madrugada que é mais barato”, e por mais que é possível encontrar promoções nesse horário, isso não é uma regra, é um mito.
Tem promoções de passagens o dia inteiro! Algumas cias aéreas fazem promoções em horários específicos e ate anunciam para aumentar as vendas.
Como a Latam que em 2019 estava fazendo o “happy hour Latam” às terças-feiras das 17h às 20h.
Outras fazem alguma promoção específica na madrugada, ou liberam voos nesses horários, então há chances também de passagens na madrugada, mas não se prenda a isso porque não é regra.
Veja aqui alguns outros mitos e verdades sobre a compra de passagem áerea.
Conclusão
Monitorar a passagem aérea da sua próxima viagem só vai te trazer benefícios.
Hoje eu te mostrei alguns deles, se você tiver mais algum para mencionar me conta aqui nos comentários.
E lembre-se: se você tiver flexibilidade de datas, quanto antes você comprar sua passagem, melhor para já dar continuidade no planejamento dos outros itens da viagem.
A hospedagem é um dos itens mais importantes, e se você deixar para comprar sua passagem 30 dias antes da viagem, vai encontrar o resta do que sobrou.
E tenho certeza que não é isso que você quer para suas férias.
Com todos esse benefícios em monitorar as passagens, conta pra mim, você já está monitorando ou ainda não?
Vamos juntas viajar cada vez mais e melhor.
Obrigada por me fazer cia até aqui ♥
Beijos da Thais