Você já ouviu falar de “turismo de isolamento“? É um termo que está sendo falado bastante durante a pandemia do coronavirus que estamos vivendo nesse ano de 2020.
Era um turismo que já existia, e especialistas acreditam que é uma grande tendência de viagens durante a pandemia.
O turismo de isolamento já foi citado por algumas referências no turismo como o Ricardo Freire e a Mari Campos, eleitos como as 100 pessoas mais Poderosas na área do Turismo no Brasil pela PanRotas.
Esse é um tipo de turismo feito para se isolar, muitas vezes para se conectar com a natureza; em geral, para momentos que a o viajante precisa se conectar com si mesmo e ficar sozinho para isso.
Se você está desde março em casa, evitando ao máximo sair da sua casa e encontrar pessoas, assim como nós você deve estar pirando já.
Se é que já não pirou, porque não está fácil ficar em casa todos esses meses, não é mesmo?
E enquanto não temos uma forma comprovada de nos prevenir do vírus e de comabatê-lo, ainda não é seguro sair de casa, consequentemente ainda não é seguro viajar.
Por mais que tenham algumas pessoas que não estão se prevenindo contra o vírus, aparentemente estão vivendo suas vidas “normalmente”, ainda há uma parte da população brasileira que está se cuidando.
Eu moro atualmente em Santos, uma praia próxima à cidade de São Paulo, cidade portuária, histórica e turística. E por mais que as praias estão liberadas somente para esportes eu sempre vejo turistas sentados na praia.
E muitas pessoas aglomeradas nas ruas, algumas até sem máscara. Elas não estão seguindo o protocolo de orientações da cidade ou do Ministério da Saúde.
Mas existe uma parte da população que está seguindo as orientações dos órgãos regulamentadores e criando uma rotina adaptada a esse “novo normal”, assim como é o nosso caso.
Eu mesma estou sem viajar e também sem fazer exercício, e já sinto os efeitos negativos no meu corpo, viajar e me exercitar me faz muito bem.
Fazer os dois juntos pra mim é melhor ainda; assim como nessa foto acima no Stanley Park em Vancouver, na nossa viagem para o Canadá.
E como uma alternativa, nesse momento de pandemia, as pessoas que estão preocupadas com o coronavírus; estão se cuidando e querem se prevenir mas estão querendo viajar para manter seu equilíbrio estão optando pelo turismo de isolamento.
O que é o turismo de isolamento na pandemia?
O turismo de isolamento na pandemia é sair do isolamento da própria residência para fazer isolamento em outro local.
Então esse viajante procura lugares mais afastados, com menos pessoas e normalmente com um maior contato com a natureza.
Hotéis ou pousadas com espaços abertos em destinos que dê para aproveitar a natureza, um exemplo é Campos do Jordão.
O trajeto é feito de carro entre a residência e o destino para evitar o contato com outras pessoas.
E onde fazer turismo de isolamento?
Depende diretamente de onde o viajante mora, porque se a ideia é ir de carro precisa ser um destino não muito longe de sua residência.
A primeira coisa ao se pensar em fazer o turismo de isolamento para um local é pesquisar se a cidade quer receber turistas e se está preparada pra isso.
Algumas cidades pequenas sem estrutura não querem receber os turistas neste momento e você viajar para estes lugares pode colocar em risco a vida da população local.
Para o turismo de isolamento os viajantes têm dado preferência para Airbnb’s do que hotéis, para ter menos contato possível com outras pessoas.
Se este for seu caso, olha essas 7 sugestões de Airbnb incríveis que você precisa conhecer.
Quando fazer o turismo de isolamento?
Isso é uma resposta muito individual, muito pessoal de cada viajante mesmo. Alguns ainda não se sentem seguros para fazer o turismo de isolamento.
Muitas pessoas estão cedendo aos poucos conforme a quarentena quem sido afrouxada no Brasil. Nesses últimos meses os números de interessados em viajar têm aumentado.
Se você está pensando em fazer o turismo de isolamento, veja as protocolo de segurança que os turistas devem seguir na retomada do turismo responsável, publicado pelo Ministério do Turismo para avaliar se este é o momento.
E se optar por fazer o turismo de isolamento siga o protocolo para o turismo responsável.
Conclusão
Se você estava precisando de informações para praticar um turismo responsável neste momento, o turismo de isolamento pode ser a melhor opção.
Vale ressaltar que você deve verificar se a cidade quer receber turistas neste momento antes de visitá-la.
E se a sua viagem acontecer durante a pandemia lembre-se que alguns estabelecimentos podem estar fechado, você pode ter impacto direto na sua programação.
Conta nos comentários, você já viajou desde que começou a pandemia? Está pensando em viajar? Ou ainda se sente insegura?
Deixe um comentário