Quem não sonha em conhecer os Estados Unidos? Seja a Disney, ou a Califórnia, Miami ou Boston, Las Vegas ou Chicago, mas é comum sonharmos em conhecer algumas regiões dos EUA.
Eu já realizei algumas viagens dos sonhos pra destinos nos Estados Unidos, e ainda tenho mais alguns na lista de desejo…
Cada dia que descubro uma nova região dá vontade de ir pra lá desbravar. Esses dias me vi sonhando no dia que vou conhecer o Parque Nacional de Yosemite, você conhece? Parece ser maravilhoso.
E para conhecer qualquer um desses destinos nos Estados Unidos, ou até mesmo se você for somente fazer uma escala em território americano, para nós brasileiros é necessário visto.
Vou compartilhar hoje como solicitar o visto americano, explicar como funcionam os procedimentos de cada uma das etapas.
Visto Americano de Turismo: quem precisa?
O Visto de Turismo (B-2) Americano é obrigatório a todos exceto aos que tem algum programa de de isenção de visto, como informa no site oficial do Governo Americano:
Em geral, turistas em viagem para os Estados Unidos necessitam de um visto B-2 válido, exceção feita àqueles elegíveis ao Programa de Isenção de Vistos, ou cidadãos de um país que tenha acordo com os Estados Unidos que lhe permita a entrada no país sem o visto B-2.
O procedimento é simples para nós brasileiros, no próprio site do Consulado eles informam o passo a passo que seria basicamente:
- Preencher todos os campos do Formulário online DS-160;
- Pagar a taxa de solicitação de visto;
- Para viajantes brasileiros, é necessário que o passaporte esteja válido durante o período de permanência. Viajantes de outros países necessitam de passaporte válido por, no mínimo, seis meses para além do período de permanência nos Estados Unidos, a menos que o seu país seja isento desse requerimento.
Eles também informam sobre a obrigatoriedade de uma foto, de acordo com as especificações do Departamento de EUA, e no processo atual essa foto é tirada no Consulado mesmoo, no mesmo dia que você registra sua biometria.
Vou dividir em etapas o procedimento do visto e falaremos um pouco sobre cada um deles:
1º passo: Preencher todos os campos do Formulário online DS-160
Essa parte pode-se considerar a parte mais difícil, principalmente para quem não tem familiaridade com o inglês porque todo formulário é na língua inglesa.
Dica especial: em alguns campos, se você colocar o mouse em cima da frase em inglês e deixá-lo parado por alguns segundos aparece a tradução para português.
Para começar o preenchimento essa será a primeira tela.
É necessário escolher uma localidade para solicitar o seu Visto Americano e iniciar o preenchimento como mostra a figura abaixo:
Atenção: muito importante é quando você iniciar uma aplicação é você guardar a identificação da sua aplicação, que está grifado conforme a foto abaixo:
Essa identificação, combinada com uma resposta de segurança permitirá que você continue preenchendo o formulário.
Nessa mesma tela, um pouco abaixo você irá verificar algumas opções de pergunta de segurança como “what is the given name of your mother’s mother?”.
É só escolher alguma das opções e colocar sua resposta no campo de answer logo abaixo. E guarde essas informações.
É comum a cada 20 a 30 minutos que você estiver preenchendo o formulário ele peça para você atualizar essas informações para continuar editando.
Se você não tiver a identificação da aplicação e a pergunta chave você vai ter que começar tudo de novo! Então deixa anotada essa informação que é muito importante.
E nessa primeira etapa você vai preencher todas as informações necessárias para o Consulado Americano.
É com base em toda essa informação inicial que o Consulado irá analisar para aprovar ou não seu visto.
Por isso é muito importante que você preencha as informações de forma honesta, com os detalhes de informações que eles pedem.
Você vai preencher alguns formulários com informações pessoais como Nome, endereço, CPF, informação do passaporte, nascimento, essas infos básicas.
Mesmo sem as informações concretas sobre a viagem (afinal, não é recomendado que você compre uma viagem para os Estados Unidos sem ter o Visto), você pode informar sua intenção de viagem.
O Consulado Americano pede bastante informações, inclusive sobre o trabalho, cargo, salário… Escolaridade.
Eles querem ter certeza que você poderá pagar sua viagem e que retornará para o Brasil, não ficará nos Estados Unidos de forma ilegal. Por isso são tão exigentes quanto a informações.
Tem algumas perguntas de segurança também para garantir que você não é terrorista ou criminoso.
O preenchimento completo desse formulário é necessário para irmos para o próximo passo.
2º passo: Agendamento das entrevistas
Assim que você preencher todas as informações você confirma e envia as informações para o Consulado.
Em seguida poderá pagar a Taxa de Solicitação de Visto (MRV).
Após o pagamento da taxa será liberado o agendamento da entrevista.
Neste momento você irá agendar duas “entrevistas diferentes”.
Na verdade uma delas não é bem uma entrevista, e sim é o momento que você vai cadastrar sua biometria e tirar a foto que irá no seu visto.
E o outro agendamento refere-se a entrevista física mesmo; são feitas algumas perguntas e é importante levar alguns documentos (vamos falar mais pra frente).
No momento que você faz estes agendamentos já dá pra salvar em PDF e imprimir.
Veja um exemplo abaixo de agendamento da biometria e da entrevista em São Paulo.
3º passo: Dia da biometria
No dia do primeiro agendamento é o momento que você vai em uma parte do consulado para cadastrar sua biometria e tirar a foto do seu visto.
Neste dia é necessário levar o passaporte, um documento e o comprovante do seu agendamento das entrevistas.
É tudo bem rápido e tranquilo.
4º passo: Documentação necessária
Regra básica: tudo que comprove seu vínculo com o Brasil.
No próprio site oficial do Consulado Americano, nos documentos adicionais eles aconselham:
Embora não haja uma lista específica de documentos a serem fornecidos ou algo que deva ser feito para demonstrar os fortes laços fora dos Estados Unidos, os solicitantes podem querer trazer vários itens que podem assistir na demonstração de tais vínculos.
Eles inclusive dão alguns exemplos como:
- Uma carteira de trabalho, declaração de imposto de renda, holerite, certidões de casamento/nascimento, extratos bancários, documentos de veículos, escrituras, declarações escolares, cartas de empregadores e, para donos de negócios ou sócios, declarações de imposto da empresa, uma certificação recente de CNPJ, etc…
- Passaportes anteriores para você e outras pessoas viajando com você, especialmente se forem seus familiares. Passaportes atuais e anteriores de familiares que não vão viajar com você também podem ser úteis.
- Se alguém mais irá pagar por sua viagem, então pode ser importante trazer documentos que demonstrem os vínculos da pessoa ou organização fora dos Estados Unidos, além de documentos que ajudem a demonstrar os vínculos do próprio solicitante com seu país de residência.
É melhor você levar os documentos e não precisar mostrar nada (como aconteceu comigo por exemplo), do que eles te pedirem algo e você não ter na hora.
Por isso te aconselho a separar tudo de documentação que você puder para levar na última etapa: a entrevista.
5º passo: Dia da entrevista
Você já enviou as informações, agendou os horários no Consulado, cadastrou sua biometria, tirou foto e separou a documentação.
Chegou a última etapa: o dia da entrevista.
Uma coisa que eu posso te alertar é: fique tranquilo e fale a verdade. Isso é fundamental.
Neste dia eles já vão ter confirmado grande parte das informações que você forneceu pra eles e agora podem confirmar algumas dúvidas na entrevista.
Tem algumas perguntas básicas que é comum eles fazerem a todos, veja abaixo algumas delas:
No dia da entrevista mesmo eles eles já informam se o seu visto foi aprovado ou rejeitado.
Decisão final: na viagem
Mesmo com visto em mãos, não é garantida a sua entrada em território Americano.
Assim que você chegar nos Estados Unidos, eles irão te fazer algumas perguntas básicas como:
- Pra onde você vai?
- Quantos dias vai ficar?
- Qual é o endereço da sua hospedagem?
Podem te fazer diversas outras perguntas, essas são algumas básicas que são super comuns; e aí sim, liberam a entrada para conhecer e desbravar as lindezas da América do Norte.
Conclusão
O procedimento do Visto Americano é bem burocrático, o Consulado Americano é bem exigente e são diversas informações que eles solicitam.
Se você tiver dificuldade com o inglês é importante que alguém te auxilie no preenchimento do visto, ou pode ser interessante contratar uma empresa para auxiliar neste procedimento.
É super importante que você seja verdadeiro em suas respostas, e tenha sempre a documentação necessária que comprove suas respostas, isso irá te ajudar muito.
No momento da entrevista mantenha a tranquilidade e leve o máximo de documentos que comprovem o seu vínculo com o Brasil.
Ficou alguma dúvida ainda? Manda pra gente.
Ou me conta, qual lugar dos Estados Unidos você sonha conhecer?
Deixe um comentário